A Escola Jovens Estudiosos, localizada no bairro do Japiim, deseja informatizar seus serviços tradicionais. Para tal, contratou a empresa InfoX, que após realizar o briefing, sugeriu o seguinte modelo de sistema:
Para o gerenciamento de pagela e lançamento de notas, o professor, munido de um tablet com acesso à rede wifi da escola, acessará o sistema escolar e fará em sala de aula os lançamentos em pagela e lançamento de notas.
Os pais, para realizar a emissão de boletos de mensalidade e emissão de documentos escolares, acessarão o sistema com um login e senha, utilizando para isso qualquer dispositivo com acesso à internet.
O sistema escolar ficará armazenado em um servidor central dotado de um sistema de storage.
No que tange a parte de software, a escola vai dispor de bancos de dados de informações dos alunos, o qual estará conectado ao sistema administrador da escola.
O SISCOLA (nome do sistema desenvolvido para atender ao cliente), possui interfaces diferenciadas aos diferentes tipos de usuários, tendo os perfis de Alunos, Pais, Professores, Secretaria e Administradores. Os níveis de acesso é definido pelos administradores, usuários que serão capacitados pela empresa para atuação nesse gerenciamento.
O nível mais básico de acesso é dado aos alunos, os quais pode apenas visualizar notas e frequências, não sendo autorizada a sua alteração. Aos pais o acesso é semelhante aos dos alunos, porém estes possuem um canal direto com os professores de troca de mensagens, substituindo a antiga caderneta de recados, além do acesso a aba de pagamentos, para baixar boletos ou ainda efetuar os pagamentos online.
Os professores tem o nível de acesso gerencial da sua matéria, sendo permitido alterações de notas, frequências e ementas do curso. Além de obter todas as informações cadastrais dos alunos, com o canal de contato com os pais e alunos, conseguem efetuar uploads de conteúdos e documentos, caso seja necessário.
A Secretaria da Escola fica responsável pelo cadastro das informações no SISCOLA, bem como da atualização desses dados. O acesso dado a este tipo de usuário vai além dos professores, tendo em vista a necessidade de acesso geral às notas e frequências de todas as matérias e professores. Além das funções descritas, tem a possibilidade de imprimir todos os documentos de caráter geral (certificados, históricos, etc), além de boletos para os pais que desejarem.
Sendo responsável pela criação dos perfis, não cabe a Secretaria a edição de perfis e níveis de acesso.
Os administradores do sistema são os responsáveis pela edição de perfis, gerenciamento de senhas, eventuais edições necessárias no banco de dados bem como pelo atendimento aos usuários para problemas de rotina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário