terça-feira, 19 de julho de 2016

Tipos de sistemas de informação


Nível Estratégico: 

São os sistemas que estão no topo da pirâmide, conforme figura ao lado.


SIE (Sistemas de Informação Executiva): Fornecem informações para apoiar o planejamento estratégico da empresa, ajudando-a a obter um diferencial sobre seus concorrentes.
Os sistemas de informação executiva possuem funções dos sistemas de apoio a decisão e dos sistemas de informações gerenciais. Geralmente essas informações são disponibilizadas em um ambiente fácil e direto para que os executivos da empresa possam rapidamente obter uma informação.

O EIS normalmente é apresentado em um sistema gráfico de acordo com as preferências dos executivos da empresa. As informações apresentadas podem ser consolidadas em um banco de dados com informações de vários outros sistemas existentes na empresa, de tal forma que
a informação seja recuperada rapidamente.

Nível Gerencial:

SIG (Sistemas de Informação Gerenciais): Os sistemas de informações funcionais (SIG), oferecem informações na forma de relatórios aos gerentes de nível intermediário, como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações. O termo SIG é ocasionalmente utilizado como um conceito abrangente para todos os sistemas de informação combinados. Um SIG produz principalmente três tipos de relatórios: rotina, ocasionais e exceção.

SAD (Sistemas de Apoio à Decisão): Esse sistema de informação fornece aos gerentes apoio interativo de informações durante o processo de tomada de decisão. Os sistemas de apoio à decisão utilizam:
  • Modelos analíticos.
  • Banco de dados especializados.
  • As apreciações do tomador de decisão.
  • Um processo de modelagem computadorizado para apoiar a tomada de decisão semi-estruturadas e não estruturadas por parte de cada gerente.

Nível de Conhecimento:

STC (Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento): Sistemas capazes de criar novos conhecimentos à empresa. Atuam os Sistemas que auxiliam o processo de criação da informação.

Tipos de Aplicação:

  • Sistemas de Automação do Escritório;
  • Sistemas que usam simulação (realidade virtual);
  • Utilizado na elaboração de peças (desenho técnico);
  • Comunicação (videoconferências, etc.);
  • Agenda de compromissos e compartilhamento de documentos.

Nível Operacional:

SPT (Sistemas de Processamento de Transações): Sistemas administrativos básicos, que atendem o nível operacional. Características: primeiro os dados são coletados por pessoas ou sensores que são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online.

Quando você paga por um item em uma loja o sistema registra a venda, reduz o estoque disponível em uma unidade, aumenta a posição do caixa da loja no valor que você pagou e aumenta a qualidade de vendas em uma unidade.

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