CRM (Customer Relationship Management) é a Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.
Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:
A parte operacional; que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas.
A parte analítica; como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar negócios, a parte de inteligência do processo. Tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.
Por último a parte colaborativa; onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente.
Alguns autores citam o CRM também como uma estratégia de negócio, muito apoiado nos sistemas de informação.
Vantagens de uso de um CRM
- Aumentar a taxa de fidelização da clientela (que custa 5 vezes menos do que conquistar novos)
- Economizar tempo graças à automatização de certas tarefas (aumentar a produtividade)
- Otimizar a colaboração entre os diversos serviços da empresa (comercial, marketing, serviço pós-venda)
- Melhorar a reatividade em face de um problema específico (ex : diminuição dos volumes de venda)
- Contribuir para vantagem competitiva da empresa
- Aumentar os lucros da empresa (margem em cada cliente)
Desvantagens de uso de um CRM
- Dificuldades para mudar a cultura atual da empresa;
- Dificuldades em mudar os processos de negócios existentes;
- Dificuldades em adaptar e atualizar os sistemas da empresa;
- A existência de um baixo nível de envolvimento por parte da direção e administração, o que faz com que o tempo necessário para que as decisões de mudança estratégica sejam tomadas possa ser elevado
EAI
O termo EAI ou Enterprise Application Integration é novo mas sugere toda essa integração. É ainda, o termo formal que contempla a integração de aplicações corporativas e um conjunto de ferramentas e tecnologias. Como a dependência das corporações em relação à tecnologia têm crescido e se tornado mais complexa, a necessidade por um método de integração de aplicações em um único arsenal de processos de negócios tem sido a prioridade. Depois da criação de ilhas de negócio, usuários e dirigentes de grandes corporações têm demandado uma ponte que possa unir os diversos sistemas espalhados pelos departamentos das empresas. Eles estão demandando a unificação das aplicações. O crescimento do EAI , ou Enterprise Application Integration, permite o compartilhamento de processos e dados e vem atender a esta demanda.
Vantagens de um EAI
As principais vantagens dessa abordagem são seu baixo custo e seu perfil de baixo risco. Em razão de não fazermos nenhuma modificação ao código de aplicativos existente, não precisamos incorrer as despesas relacionadas ao desenvolvimento, teste e implementação de novas versões dos aplicativos.
Desvantagens de um EAI
As principais desvantagens dessa abordagem são a grande quantidade de bancos de dados e tabelas criadas, a necessidade de entender os dados que estão sendo movidos e as regras de negócios associadas.
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