terça-feira, 23 de agosto de 2016

O que é e-commerce?

E-Commerce é a abreviação da expressão Eletronic Commerce, que significa comércio eletrônico. O e-commerce é um modelo de comércio que utiliza como base plataformas eletrônicas, como computadores, smartphones, tablets e etc. Basicamente, trata-se de todo tipo de comercialização de bens comerciais através de dispositivos eletrônicos.
O e-commerce nasceu com o surgimento da internet, facilitando todo o processo de compra e venda. No início, apenas pequenos produtos e valores eram vendidos via e-commerce (livros, cds, dvds e etc), mas hoje em dia até mesmo os produtos mais caros do mundo são negociados através do comércio eletrônico, como iates, mansões, aviões, obras de arte, entre outros produtos de luxo. O e-commerce difere-se do e-business porque este último é a negociação online, sendo que após a negociação pode ou não haver uma transação comercial (compra e venda).

Tipos de e-commerce

Os negócios que utilizam e-commerce podem ser divididos em B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), sendo que a diferença entre eles é que o primeiro é utilizado majoritariamente entre empresas e o segundo é mais utilizado nas relações entre empresas e clientes.  
B2B

engloba todas as transacções eletrónicas efetuadas entre empresas. O comércio B2B desenvolve-se, basicamente, em três grandes áreas: o e-Marketplace (as empresas se reúnem basicamente com o objetivo de estabelecer relações comerciais entre si, seja como comprador, seja como vendedor); o e-Procurement (plataformas eletrônicas que tem o objetivo otimizar a cadeia de fornecimento, através das interações com as centrais de compras dos seus fornecedores); e o e-Distribution (plataformas eletrônicas concebidas para integrar empresas com seus distribuidores).

B2C

Basicamente corresponde ao tipo de relação entre empresa/organização e consumidor final. Este tipo de relação pode ser frequente e dinâmico ou esporádico e pontual, dependendo do tipo de CRM que a entidade prestadora do bem/serviço praticar.

Processos de e-commerce

As nove categorias essenciais de processos de e-commerce requeridas para a operação ou gerenciamento bem-sucedido das atividades de e-commerce consistem em:
  • Controle de acesso e segurança
  • Perfilamento e personalização
  • Gerenciamento de busca
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Administração de projeto
  • Pagamento
  • Gerenciamento do fluxo de trabalho
  • Notificação
  • Colaboração e comércio

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