São Sistemas de Informação que auxiliam a empresa nas suas funções organizacionais. Destacam-se dentre eles:
Sistemas de Marketing
Um sistema de marketing é uma abstração de elementos selecionados de grande número de possibilidades. Nossa definição de sistema de marketing é:
Um sistema de marketing é um conjunto de instituições e fluxos significativos que liga as organizações a seus mercados.
Começaremos pressupondo uma organização que produza um único produto para um único mercado final. Poderia ser a Companhia Polaroid quando inovou sua máquina de fotografia instantânea; a Volkswagen quando oferecia um automóvel; ou a Northwestern Mutual Life quando oferecia uma apólice de seguro. Os dois elementos básicos do sistema de marketing são uma empresa e um mercado. Esses dois elementos são ligados por quatro fluxos principais:
Um sistema de marketing é um conjunto de instituições e fluxos significativos que liga as organizações a seus mercados.
Começaremos pressupondo uma organização que produza um único produto para um único mercado final. Poderia ser a Companhia Polaroid quando inovou sua máquina de fotografia instantânea; a Volkswagen quando oferecia um automóvel; ou a Northwestern Mutual Life quando oferecia uma apólice de seguro. Os dois elementos básicos do sistema de marketing são uma empresa e um mercado. Esses dois elementos são ligados por quatro fluxos principais:
A empresa envia:
- Bens e serviços; e
- Comunicações para o mercado.
- Dinheiro; e
- Informação.
Manufatura Integrada por Computador
A manufatura integrada por computador é um de tantos conceitos avançados que abrangem tecnologias modernas de manufatura, bem como outros conceitos de manufatura como Justo a tempo, qualidade total, teoria de restrições, etc. O realmente importante não é dar uma definição ao conceito, senão entender que se trata de uma forma de trabalho na qual todas as partes que intervêm para o desenvolvimento de um produto estão focadas a conseguir a meta de uma organização.
Sem importar quão eficientes sejam as operações de corte, montagem e movimento de materiais, enquanto não exista uma boa coordenação e planejamento não existirá real eficiência. A tecnologia CIM que melhora a administração da manufatura são os sistemas MRP II (manufacturing resource planning) ou planejamento de insumos de manufatura e, mais recentemente, JIT (just in fraude) ou justo a tempo.
O MRP II foi chamado o sistema nervoso central da empresa manufatureira. Conteúdos nestes sistemas encontram-se os módulos de software que planejam e organizam as operações de manufatura, permitem explorar melhores alternativas para a produção e os insumos, monitorando se as operações se ajustam ao plano prévio e permitem projetar resultados – inclusive financeiros. Diz-se que nenhum dos sistemas atualmente instalados de CIM que tenha o MRP II o usa a cabalidade, já que sua capacidade de manejar informação é demasiado elevada. A importância destes sistemas é óbvia; através dos dados eles geram, coletam e administram, estabelecendo e mantendo contatos com todas as locações e escritórios na empresa.
Sem importar quão eficientes sejam as operações de corte, montagem e movimento de materiais, enquanto não exista uma boa coordenação e planejamento não existirá real eficiência. A tecnologia CIM que melhora a administração da manufatura são os sistemas MRP II (manufacturing resource planning) ou planejamento de insumos de manufatura e, mais recentemente, JIT (just in fraude) ou justo a tempo.
O MRP II foi chamado o sistema nervoso central da empresa manufatureira. Conteúdos nestes sistemas encontram-se os módulos de software que planejam e organizam as operações de manufatura, permitem explorar melhores alternativas para a produção e os insumos, monitorando se as operações se ajustam ao plano prévio e permitem projetar resultados – inclusive financeiros. Diz-se que nenhum dos sistemas atualmente instalados de CIM que tenha o MRP II o usa a cabalidade, já que sua capacidade de manejar informação é demasiado elevada. A importância destes sistemas é óbvia; através dos dados eles geram, coletam e administram, estabelecendo e mantendo contatos com todas as locações e escritórios na empresa.
Sistema de Informação Financeira
Sistemas de Informações Financeiras são sistemas que ajudam gerentes e diretores financeiros a compreender e atuar no processo de financiamento, de gestão financeira, de uma empresa, na alocação e controle de recursos financeiros.
Incluem a administração de fundos, de títulos, administração de caixa, de investimentos diversos, orçamento de capital, previsão e planejamento financeiros.
Um sistema de informação financeira refere-se a um sistema que coleta e analisa dados financeiros para permitir que uma empresa para fazer decisões financeiras. Ele permite a uma empresa para executar avaliações para as contas a receber, contas a pagar e contabilidade geral. O sistema normalmente é composto por três componentes principais: contabilidade, que registra as transações financeiras e produz demonstrações financeiras; gestão de fundos, que controla as despesas gerais, e de controle, que acompanha as receitas e despesas com base nas necessidades de comunicação específicas, como por projeto. O módulo de contabilidade geralmente é a parte central de um sistema de informação financeira.
Estes Sistemas estão intimamente relacionados aos Sistemas de Informação Contábeis, de forma que, a depender do tamanho da empresa, um ou outro é adotado como principal englobando funcionalidades do outro. à medida que o empreendimento cresce e suas funções de administração e controle se especializam, a tendência é que SI’s Financeiros e SI’s Contábeis se individualizem, porém, mantendo-se integrados.
Incluem a administração de fundos, de títulos, administração de caixa, de investimentos diversos, orçamento de capital, previsão e planejamento financeiros.
Um sistema de informação financeira refere-se a um sistema que coleta e analisa dados financeiros para permitir que uma empresa para fazer decisões financeiras. Ele permite a uma empresa para executar avaliações para as contas a receber, contas a pagar e contabilidade geral. O sistema normalmente é composto por três componentes principais: contabilidade, que registra as transações financeiras e produz demonstrações financeiras; gestão de fundos, que controla as despesas gerais, e de controle, que acompanha as receitas e despesas com base nas necessidades de comunicação específicas, como por projeto. O módulo de contabilidade geralmente é a parte central de um sistema de informação financeira.
Estes Sistemas estão intimamente relacionados aos Sistemas de Informação Contábeis, de forma que, a depender do tamanho da empresa, um ou outro é adotado como principal englobando funcionalidades do outro. à medida que o empreendimento cresce e suas funções de administração e controle se especializam, a tendência é que SI’s Financeiros e SI’s Contábeis se individualizem, porém, mantendo-se integrados.
Sistemas de Informações Contábeis
A contabilidade tem sido considerada, ao longo dos tempos, como um dos melhores instrumentos de controle. A ausência da contabilidade corresponde à falta de controle numa entidade. Por esse motivo, a contabilidade tem sido utilizada como um mecanismo importante no auxílio do administrador em todas as fases do processo administrativo.
Com a intensificação da competitividade e com o recente processo de globalização, os gestores de empresas estão contando cada vez mais com os relatórios contábeis em busca de informações que possam ser úteis para o gerenciamento empresarial. Os Sistemas de Informação Contábil são uma importante ferramenta no que diz respeito ao fornecimento de informações aos usuários internos e também externos à empresa.
A função da Contabilidade é acompanhar as modificações do patrimônio de uma entidade através do registro, da ordem, da demonstração, da análise e do planejamento.Os demonstrativos contábeis devem ser elaborados de acordo com cada necessidade e interesse dos diferentes grupos de usuários. São eles:
Os usuários externos – fornecedores, clientes, concorrentes, governos, bancos, financiadores, economistas, investidores, auditores externos, entre outros.
Concentram-se em questões mais diversas dos relatórios contábeis. Estão interessados principalmente em:
Com a intensificação da competitividade e com o recente processo de globalização, os gestores de empresas estão contando cada vez mais com os relatórios contábeis em busca de informações que possam ser úteis para o gerenciamento empresarial. Os Sistemas de Informação Contábil são uma importante ferramenta no que diz respeito ao fornecimento de informações aos usuários internos e também externos à empresa.
A função da Contabilidade é acompanhar as modificações do patrimônio de uma entidade através do registro, da ordem, da demonstração, da análise e do planejamento.Os demonstrativos contábeis devem ser elaborados de acordo com cada necessidade e interesse dos diferentes grupos de usuários. São eles:
Os usuários externos – fornecedores, clientes, concorrentes, governos, bancos, financiadores, economistas, investidores, auditores externos, entre outros.
Concentram-se em questões mais diversas dos relatórios contábeis. Estão interessados principalmente em:
- Desempenho econômico-financeiro; e
- Grau de solvência da empresa para que possam concluir se ela apresenta aptidão de honrar os seus compromissos ou se investir nela seria um negócio viável.
Os usuários internos – administradores, sócios, acionistas, proprietários, diretores, e executivos dos mais variados escalões. Focam suas atenções em aspectos mais específicos das informações produzidas pela contabilidade. O interesse desse grupo vai mais além e necessita de demonstrações mais detalhadas e que propiciem a uma análise com um maior grau de profundidade. Portanto, são os principais usuários da contabilidade, pois, eles são os responsáveis pelos rumos que tomarão a empresa.
No processo de captação e processamento de dados e de produção de informações, os Sistemas de Informação Contábil (SIC) constroem um canal de comunicação com o ambiente organizacional no qual está inserido e com o ambiente externo.
Os produtos gerados pelos SIC’s auxiliarão os diversos interessados na compreensão do desempenho organizacional e das ações gerenciais.
Os aspectos da gestão contábil, tais como: receitas, despesas, orçamentos, investimentos, recursos em caixa, estoques, contas a receber, contas a pagar, lucro/prejuízo, são exemplos de informações produzidas pelos SIC’s. Cada uma dessas áreas – e várias outras – representam subsistemas de um SIC, os quais, atuando de forma integrada, fazem com que os objetivos do SIC sejam alcançados.
No processo de captação e processamento de dados e de produção de informações, os Sistemas de Informação Contábil (SIC) constroem um canal de comunicação com o ambiente organizacional no qual está inserido e com o ambiente externo.
Os produtos gerados pelos SIC’s auxiliarão os diversos interessados na compreensão do desempenho organizacional e das ações gerenciais.
Os aspectos da gestão contábil, tais como: receitas, despesas, orçamentos, investimentos, recursos em caixa, estoques, contas a receber, contas a pagar, lucro/prejuízo, são exemplos de informações produzidas pelos SIC’s. Cada uma dessas áreas – e várias outras – representam subsistemas de um SIC, os quais, atuando de forma integrada, fazem com que os objetivos do SIC sejam alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário